Como preparar cimento e argamassa: passo a passo para fazer em casa – MAFREL
Loja 1 - Sumaré
(19) 3864-1515
Loja 2 - Monte Mor
(19) 3879-1544
Whatsapp
(19) 9.7407-7784
ORÇAMENTO

Como preparar cimento e argamassa: passo a passo para fazer em casa

Ao planejar uma reforma em casa, muitas pessoas não sabem como fazer uma massa adequada. A mistura de cimento e argamassa é essencial para qualquer construção, pois é responsável por juntar componentes, nivelar superfícies e ainda impermeabilizar paredes e tetos. Por isso, a Paloma Cipriano explica os diversos tipos de massa, além de ensinar como preparar cimento e argamassa e aplicar o material em casa.

Componentes necessários para a mistura da massa
Antes de aprender como preparar cimento e argamassa, saiba que a argamassa é geralmente composta por quatro ingredientes básicos: cimento, cal, areia e água. Cada elemento tem a sua função na mistura. A areia, por exemplo, serve para dar corpo à massa. O cimento endurece ao entrar em contato com a água e a cal, por sua vez, faz o oposto, deixa o material flexível para tornar a tarefa mais fácil.

O uso que será dado ao cimento vai definir a proporção de cada componente, por isso é preciso saber qual a “receita” correta para a obra que você quer fazer. No mercado, é possível encontrar a mistura pronta, para quem prefere ainda mais praticidade. Há os modelos secos, em pó, que só precisam da adição de água, assim como as versões já pastosas e prontas para uso, chamadas de poliméricas.

Tipos de aplicação mais comuns da argamassa
Para fazer uma boa massa caseira, é importante compreender as principais diferenças entre elas. Existe uma argamassa específica para assentamento, que é usada para unir tijolos e blocos em trabalhos de alvenaria, uma das primeiras etapas no processo de construção. Há também uma argamassa própria para revestimentos, com a qual dá para fazer os três passos seguintes no tratamento das paredes, que, em sequência, são o chapisco, emboço e reboco da superfície.

O chapisco cobre a estrutura trabalhada e é a base de todo o revestimento; o emboço é a técnica de deixar a parede uniforme – isso inclui retirar o relevo ou até mesmo preencher buracos de alguns locais. Feito isso, o reboco é o responsável por conferir um acabamento mais elaborado ao lar.

Tem ainda a argamassa ideal para impermeabilização, que retém maior quantidade de água e protege a sua casa de infiltrações. Para instalação de pisos e revestimentos, aposte em uma mistura específica que ligue o contrapiso às peças em questão. Alguns acessórios podem otimizar o processo e evitar a sujeira no local, como a colher de pedreiro, bisnagas e bacias.

Como preparar uma massa caseira de qualidade
As massas para assentamento são as mais simples. A mistura indicada para essa finalidade inclui 1 medida de cimento, 2 de cal e 7 de areia para tijolos. Para obter o resultado perfeito, é preciso paciência! Vá adicionando a água aos poucos, para tornar a massa firme e homogênea. Quando ficar pronta, é só aplicar na parede desejada. Mas atenção: a massa começa a secar após 30 minutos.

Adicionando mais 1 medida de cimento e 1 de areia a essa mistura, você adapta a massa para usar em blocos de concreto.

Para fazer a argamassa para revestimento, você vai precisar de 1 medida de cimento e 3 de areia. É interessante notar que a mistura dispensa o uso da cal, porque ela deixaria a massa muito maleável depois de seca.

Já para o chapisco, os valores recomendados são 1 proporção de cimento para 3 de areia. Assim, a mistura fica fina e pode ser espalhada pela parede com facilidade.

No momento de realizar o reboco, o capricho deve ser especial. Essa camada leva 1 medida de cimento, 2 de cal e 3 de areia fina. Para colar o concreto ao contrapiso, a dica é adicionar à mistura 3 medidas de britas (conjunto de pedras quebradas que dão volume e uma textura mais áspera à massa). Some a isso também 1 medida de cimento e 3 de areia para completar a argamassa.

Agora que você sabe como preparar cimento e argamassa, é fácil escolher o melhor para a sua obra.

About the author

Leave a Reply

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.

Recent Works

Comentários

    Faça um Orçamento